PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

A psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio - família, escola e sociedade em seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia. Ela atua na área da Educação (Institucional) e Saúde (Clínica) e estuda o processo de aprendizagem humana. O principal objetivo do Psicopedagogo Clínico é identificar a melhor forma de aprender e o que pode estar causando o bloqueio na aprendizagem do paciente. O principal objetivo do Psicopedagogo institucional é prevenir as dificuldades de aprendizagem e, consequentemente, o fracasso escolar. O trabalho do psicopedagogo não é apenas acolher as dificuldades mas, sobretudo, atuar de forma preventiva. 

Psicopedagogia | Neuropediatra SP | Neurologista

Carga horária: 100 horas 

Os cursos têm horário fixo?

Não, por ser cursos na modalidade EaD, você poderá estudar conforme sua disponibilidade de tempo. O site fica disponível 24 horas por dia, 07 dias por semana. Ou seja, você faz seu tempo para concluir seu curso e obter seu certificado.  

 Nossos certificados são válidos em todo o Brasil e tem como finalidade:

  •  Horas Complementares e Atividades Extracurriculares;
  • Educação Continuada;
  •  Enriquecer seu currículo (melhorar as suas chances de conseguir um bom emprego);
  •  Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
  •  Avaliações para promoções internas;
  • Contagem de Carga Horária para estágio;
  •  Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  •  Avaliação para processo seletivo;
  • Apresentação como Título em Concurso Público ou Processo Seletivo simplificado de Órgãos Federais, Estaduais e/ou Municipais.

Contudo, orientamos que verifique antecipadamente, as exigências contidas no edital, processos seletivos ou empresa em que pretenda apresentar nossos Certificados e posteriormente, analise se os mesmos atendem a essas exigências.

Legalidade dos cursos:

Os certificados de nossos cursos são reconhecidos em consonância com a legislação de cursos livres, tendo como base a Lei de nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 , Decreto Presidencial de nº 5.154 DECRETO 5.154 e as Normas da Resolução CEE/62/2007. 

Materiais didáticos e Avaliação final

O aluno faz acesso ao AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem que são disponibilizados aos alunos cadastrados que efetuarem o pagamento da taxa de matrícula. No portal o aluno terá acesso:

  • Um breve vídeo introdutório sobre o tema do curso;
  • Apostilas de material de apoio;
  • Apostila base da avaliação.

avaliação compreende 10 questões com 4 alternativas, sendo todas de marcar. O aluno pode repetir a avaliação até 4 vezes, caso da primeira vez não atinja 50% da pontuação. Ao término do curso, o portal gera e emite automaticamente o certificado digital em PDF com o número de autenticidade, que pode ser impresso em impressora comum ou guardado em arquivo digital. No verso do certificado consta o conteúdo programático, CNPJ e a assinatura do responsável. 

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • O que é Psicopedagogia clínica e institucional;
  • Objetivo do estudo de psicopedagogia; Embasamentos teóricos desta nova ciência;
  • A psicopedagogia no Brasil;
  • Reflexão sobre crianças com déficit de atenção/hiperatividade e insucesso escolar;
  • O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade;
  • O diagnóstico: como avaliar?;
  • O insucesso escolar Adaptações curriculares;
  • A percepção A memória;
  • A lectoescrita;
  • A psicomotricidade;
  • O raciocínio lógico-matemático;
  • DSM IV - 1994 autismo infantil Procedimentos e recursos;
  • Intersetoriais no atendimento;
  • Família e comunidade Serviços especializados Saúde;
  • Assistência social Recursos humanos Referências.

Cosmo Cunha de Brito

 

Mestrado em Ciências da Educação com Titulação de Magister em Educacion Pela Universidade Saint Alcuin Of York Anglican College. MBA em Governança Publica e Gestão Administrativa pela Faculdade Educacional da Lapa-FAEL/PR. Espacialização em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande, FIAVEC/MT. Pós-Graduando em Design Instrucional pela Faculdade do Leste Mineiro – FACULESTE/MG. Licenciado em letras - Português/Inglês pela Faculdade FACESE/PR. Graduação em Filosofia pela Faculdade Diocesana são José - FADISI/AC. Cursando Engenharia de Software - UNOPAR. Foi Coordenador de Projetos e Processos II na Secretaria de Estado de Articulação Institucional-SAI/AC. Foi Gerente Financeiro do Instituto de Tecnologia da Informação e Inovação do Município de Rio Branco- ITEC. Foi Gerente de Material e Patrimônio do Instituto do ITEC. Trabalha como Consultor, Assessor e Conteudista em plataformas EaD. Atualmente é professor e sócio proprietário da plataforma BRITOEDUCAR Consultoria, Assessoria & Serviços Educacionais.

Disciplina Carga Horária
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 100 horas
R$ 110,00
Disciplina CH
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 100h